terça-feira, 22 de novembro de 2011

Como opera o mecanismo de funcionamento bioquímico dos fármacos antidepressivos baseados na modulação da concentração de neurotransmissores?

O Grupo de Envelhecimento nos fez uma pergunta muito interessante, relacionando neurotransmissores a antidepressivos, tentarei explicar de uma maneira bem simples como os antidepressivos podem agir:
Alguns antidepressivos atuam tentando de elevar os níveis de alguns neurotransmissores e seus efeitos.Um exemplo são os tricíclicos, que impedem a recaptação de alguns neurotransmissores principalmente a norepinefrina , a dopamina e a serotonina, fazendo com que esses permaneçam por mais tempo na fenda sináptica. Quando esses neurotransmissores ficam por mais tempo na fenda, seus efeitos são potencializados e antagonizam os sintomas da depressão.O problema é que existem efeitos colaterais por causa da sua inespecificidade, pois ele acaba interagindo também com os sistemas histaminérgicos e colinérhicos.
Outro antidepressivos atuam inibindo enzimas como, por exemplo, os inibidores da enzima monoamina oxidase(MAO). A MAO tem função de degradar monoaminas como a dopamina, a norepinefrina e serotonina. Inibindo essa enzima é possível fazer com que os neurônios armazenem mais neurotransmissores dessa natureza, e quando forem liberados na fenda sináptica terão seus efeitos potencializados. E da mesma maneira que o exemplo anterior, ele age antagonizando os sintomas da depressão.
Aqui abaixo, estou colocando uma figura bastante interessante com alguns efeitos dos neurotransmissores Noradrenalina, Serotonina e Dopamina. Visualizando essa figura fica mais fácil compreender o mecanismo dos antidrepressivos sobre os neurotransmissores.
Por hoje é só galera! Para quem quiser saber mais sobre antidepressivos, eu indico esse site: http://www.nucleosynthesis.com.br/noticias/saiba-como-os-antidepressivos-funcionam/
Até!!
Referências Bibliográficas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário