segunda-feira, 28 de novembro de 2011

TPM - Uma bomba prestes a estourar!

Boa noite, pessoal. Prontos para mais uma enxurrada de conhecimento? Bom, melhor estarem preparados, porque o assunto de hoje move o mundo. Não, nós não falaremos de guerras, nem de política, economia, nada disso...Nós falaremos sobre a TPM. Que foi? Tá achando que eu estou exagerando?Bom, vamos pensar, qual é a coisa capaz de tirar homens e mulheres do sério? Não, não são contas a pagar, notas dos filhos...nada disso. O que é capaz de tirar ambos do sério é a TPM.

Vamos imaginar uma situação cotidiana:

Um casal, irmãos, mãe e filho, amigos....não importa...vamos pensar apenas em um homem e uma mulher. Dia normal, os dois estão conversando normalmente, ma existe algo que o homem não sabe e essa informação pode lhe custar caro: a mulher está de TPM! A conversa prossegue normalmente e de repente, o primeiro deslize, o homem faz um comentário impensado. Pode ser algo normal como o dia estar feio e chuvoso, uma comida que não está muito boa, um atraso por parte da mulher, ou até um comentário sobre uma mulher do trabalho, faculdade....enfim, qualquer coisa pode ser o gatilho inicial. De repente, algo acontece sem pistas ou indícios: ocorre uma explosão. Não uma explosão qualquer, uma bomba talvez fizesse menos estragos, essa explosão é um explosão emocional. A conversa não tem mais sentido, a mulher chora, briga, grita, acusa, reclama, lamenta...tudo isso ocorre como se o filme estivesse sendo adiantado em velocidade rápida, tudo passa como um borrão, nada é bem compreendido e quando acaba, a única coisa que você pensa é: eu sobrevivi?

Sim, amigos, isso foi apenas um dos episódios de uma TPM, homens e mulheres saem prejudicados. Mas porque? O que acontece com essas criaturinhas que um dia podem ser doces e meigas e no outro, podem dar início à Terceira Guerra Mundial? Prepare-se, estamos prestes a mergulhar num mundo assustador e sempre incerto, o mundo da TPM. Apenas lembre-se de uma coisa, se tudo der errado, a única coisa que você NÃO pode dizer é: Fica calma, não precisa ficar estressada. Agora que as instruções de segurança foram dadas, preparem-se, nossa aventura vai começar.

Bom, a TPM (Tensão Pré-Menstrual) começou a ser relatada no meio médico por volta de 1931 e suas características como cefaléia, tensão emocional, queixas de inchaço e dores pelo corpo passaram a ser mais bem retratadas. No entanto, esse quadro apresentava-se muito abrangente e vago podendo ser identificado em cerca de 90% da população feminina no período final do ciclo menstrual, logo antes da ocorrência da menstruação. Foram feitos estudos em relação aos sintomas apresentados e mulheres tratadas com placebo tiveram 80% de melhora dos sintomas apesar de não utilizar nenhum fármaco.

O conceito foi ampliado para Síndrome Pré-Menstrual (SPM) e passou a englobar as alterações emocionais mais específicas como irritabilidade e sensibilidade exagerada, as famosas crises de choro ou até mesmo de fúria. Na SPM, o inchaço e dor nas mamas, a cefaléia e as alterações de humor apresentadas por até cerca de 75% das mulheres no período de 3 a 10 dias antes menstruação, foram considerados como principais sintomas a ser estudados.

Essa classificação, no entanto, ainda não foi suficiente para abordar essa fase apropriadamente (os homens que o digam, não é mesmo?). Surgiu então uma nova classificação, o Transtorno Disfórico Pré-Menstrual conhecido como TDPM. Essa nova classificação foi essencial por incluir um pré-requisito importante: os sintomas continuam sendo iguais aos da SPM, mas devem ser intensos o suficiente para atrapalhar a vida cotidiana da mulher, tal como afetar no ambiente de trabalho, na concentração e realização de tarefas diárias a ponto de exigir acompanhamento e tratamento. A porcentagem de mulheres que sofrem com esse diagnóstico é: de 80% das mulheres que sofrem com os sintomas de TPM, 20% delas apresentam-nos com intensidade suficiente para atrapalhar as atividade diárias e, dessa porcentagem, de 5 a 8% de mulheres necessita de tratamento especializado.

A grande incidência de TDPM ocorre em mulheres na faixa dos 30 anos e o stress, bem como a personalidade que apresenta intrinsecamente traços de ansiedade podem contribuir para o aparecimento dos sintomas mais intensos.

Talvez seja nessa hora que você, homem, esteja pensando: nossa, dá pra ser pior do que uma simples TPM, pode ser ainda uma TDPM? Sim, as coisas podem piorar e muito se formos avaliar em uma escala, a TPM seria apenas um incômodo leve capaz de gerar desconforto, a TDPM, no entanto, é séria a tal ponto de necessitar de intervenção para ser melhor controlada. Por isso, homens, NUNCA menosprezem o que uma mulher sente nesses dias, sua segurança está em jogo!

Para ser enquadrada como TDPM, a mulher deve apresentar por pelo menos 2 a 3 ciclos, 5 ou mais dos sintomas abaixo:

· Humor depressivo marcante, sentimento de desesperança ou auto-depreciativo

· Ansiedade e tensão bem marcante

· Labilidade afetiva

· Irritabilidade ou agressividade marcantes e/ou dificuldade de relacionamento

· Interesse diminuído para as atividades comuns

· Dificuldade de pensamento, memória e concentração

· Cansaço, fadiga e perda de energia

· Alteração do apetite com provável aceitação por certos tipos de alimentos

· Alteração do sono (insônia ou hipersonia)

· Sensação de perda de controle e opressão

· Turgência nas mamas, cefaléia, dor no corpo, ganho de peso, inchaço

· Deve interferir marcadamente em atividades de trabalho, relacionamento e demais atividades sociais

OBSERVAÇÃO :

A TDPM não deve ser encarada como brincadeira, estatísticas mostram que durante este período, aumenta-se sensivelmente os índices de acidentes, suicídios e crimes por parte das mulheres. Esse número ainda permanece menor do que o padrão usual dos homens, mas não deve ser menosprezado. (Parry & Rausch, 1995, citado por Everton Botelho Sougey et al. em BOTA, no. 21, 2003, pg.5).

Por esse motivo, não provoquem, homens, nunca se sabe do que uma mulher irritada é capaz!

Bom, agora que todos estão alertados sobre os perigos que corremos ao lidar com as mulheres em momentos como esses (brincadeiras a parte), falaremos um pouco das possíveis causas para esse transtorno.

Acreditava-se que os sintomas estavam relacionados à queda da taxa de progesterona característica do último quarto do ciclo menstrual. Para tal, pensava-se que a simples ingestão de progesterona seria capaz de atenuar os sintomas apresentados. Seguiu-se a esse pensamento, um período de 30 anos no qual a medicina utilizava como tratamento da TPM a reposição hormonal.

Esse procedimento, no entanto, caiu por terra com a constatação de que mulheres que apresentavam TDPM possuíam a mesma taxa hormonal que aqueles que não apresentavam. A resposta a esse “mistério metobólico” ainda não foi encontrada, mas suspeita-se que as causas estejam ligadas às alterações hormonais individuais associada a uma alteração neuroquímica.

A explicação neuroquímica estaria pautada numa hiperestimulação da serotonina no período folicular do ciclo enquanto que, no estágio lúteo, a atividade da serotonina seria bem mais baixa. É essencial entender, nesse momento, que durante uma super exposição, ocorre um aumento da concentração de receptores na membrana pós-sináptica para “consumir” a serotonina mais rapidamente (consumir não seria a palavra mais correta por não ser o receptor ao degradar o neurotransmissor, como foi explicado na postagem do Sherlock Holmes, mas usei aqui apenas de forma didática, caso queira, dê uma olhadinha rápida na postagem antes de continuar a leitura). Quando os neurotransmissores forem todos ligados aos receptores, os neurotransmissores serão degradados, mas os receptores continuarão em grande número na membrana da célula. Essa situação leva ao momento “de fossa” após uma grande alegria (no exemplo ainda da serotonina) na qual ocorre uma espécie de “feed back” até que o corpo se acostume à baixa concentração de neurotransmissores e volte à concentração normal de receptores na membrana. Nessa fase luteínica, os receptores de serotonina 5-HT1a sofrem um aumento da sensibilidade, situação que leva ao resultado positivo da administração de remédios antidepressivos Inibidores Seletivos da Recaptação da Serotonina (ISRS) no controle dos sintomas da TDPM.

Mulheres que apresentam TDPM, por sua vez, de acordo com essa hipótese, poderiam apresentar uma sensibilidade maior ao sistema serotoninérgico. Essa hipótese leva à aplicação do tratamento da TDPM através da administração de antidepressivos que levam ao aumento da disponibilidade de serotonina no organismo.

Vamos dar uma pausa agora e explicar um pouco melhor como a serotonina é formada. O precursor da serotonina é o aminoácido chamado triptofano que é hidrolisado na posição 5 transformando-se em 5-HTP (5-hidroxitriptofano) com a ação da enzima triptofano hidroxilase. Após isso, a enzima 5-HTP-descarboxilase transforma o 5-HTP em 5-hidroxitriptamina (5-HT) também conhecida como serotonina.

Existem teorias que sugerem que o GABA e a noradrenalina também podem atuar influenciando nos sintomas da TDPM.

Enquanto que a alimentação com alimentos ricos em triptofano pode vir a auxiliar na atenuação dos sintomas (ainda em comprovação), certos alimentos como álcool, café chocolate e doces em geral podem aumentar a ocorrência dos sintomas da TDPM.

Ufa, não sei vocês, mas depois de tudo isso, até comecei a sentir minha taxa de serotonina diminuindo...Bom, por hoje é só, pessoal, vou aproveitar que eu não me encaixei no perfil de alguém que tem TDPM (é sério, não ri, eu não me encaixo mesmo!) e comer um belo chocolate, aumentar minha taxa de serotonina, ser feliz e aproveitar a maré de serotonina e ir dormir (para quem não entendeu essa última parte, vale a pena ler o último post da Patrícia Cristina sobre a serotonina e o sono).

Ah, quase me esqueci, um último aviso aos homens, agora que vocês sabem de tudo isso e quais os prováveis sintomas que uma mulher pode apresentar se possuir TDPM, façam um favor a si mesmos: CUIDADO COM O QUE VOCÊS FALAM! Não digam nunca para uma mulher se acalmar e sempre concordem e peçam desculpa por ter falado besteira, sempre elogiem ela mesmo que elas se sintam gordas e feias nesse dia e assim, QUEM SABE, vocês sobreviverão à Terceira Guerra Mundial que ocorre todo mês!

Sorria e deixe a serotonina fluir!

Bibliografia:

http://www.psiqweb.med.br/site/?area=NO/LerNoticia&idNoticia=143

http://www.psiqweb.med.br/site/?area=NO/LerNoticia&idNoticia=153

3 comentários:

  1. nossa muito bom o post, agora posso entender melhor minha mae e minha namorada!! hehehehhehe

    vlws fico muito legal!!

    acho que depois de ler isso consigo sobreviver mais alguns anos!

    muito legal parabens!!

    ResponderExcluir